Logotipo da empresa

Ainda há tempo, pouco mas há!

Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Amós 4:12


Porque acreditar?

Todo ser humano já nasce com um sentimento, um desejo, uma dúvida. E a prova disso é que toda cultura, antiga ou contemporânea tem algum tipo de divindade, mesmo que diferentes. Dentro de cada ser humano existe um desejo (um vazio) em adorar alguém ou alguma coisa. E vemos isso claro quando a pessoa não tem uma religião, ela se apega a outras coisas, como por exemplo: artistas, carros, sexo, dinheiro, etc. 

Porque acreditamos em Deus

1° Na crença mundial de algum tipo de criação. Como fomos gerados a partir de Adão e Eva onde ambos tiveram contato com Deus isso se propagou por toda a humanidade.
2° Na Bíblia, pois ela faz essa afirmação inúmeras vezes. 
3° Na criação, pois tudo o que foi criado mostra o cuidado de um criador, se encontrarmos uma casa em uma floresta nunca acreditaremos que aquilo tudo se formou “do nada” independentemente de não conhecer os engenheiros e operários nem mesmo sem saber como foi realizada a obra. Mesmo assim não acreditamos que tudo surgiu do nada. Mas infelizmente muitos acreditam que tudo (terra, sol, mar, etc.) surgiu do nada.

Algumas pessoas querem usar a ciência erroneamente para afirmar que Deus não existe, mas mesmo que a ciência encontre novos elementos sempre terá que ter um Ser inteligente para dar início a tudo isso. Exemplo simples: Vamos supor que de uma simples bactéria originou-se tudo, alguém teria que criar essa bactéria do nada independente de quantas vezes novas são descobertas, sempre precisará ser criado por alguém que não faça parte do sistema “dependente”. No sistema em que vivemos tudo depende de outra coisa para existir, e pela lógica essa fonte inicial não pode depender de nada, ou seja, ser autosufiente, logo, um Deus criador.Também não podemos deixar de falar da moralidade, consciência, pensamentos, coisas abstratas mas inquestionáveis, extremamente reais.

Uma vez crendo

Uma vez crendo na existência de Deus vem a pergunta por que Ele não se apresenta? Ele fez dessa forma, sim! Adão teve total acesso à Ele, mas infelizmente preferiu desobedecer, o que fez ser necessário ter esse desligamento, pois Deus com toda Sua perfeição não se relaciona com pecado, pois Ele é Santo. (1 Pe 1:16)Se Ele forçar que todos acreditem, Ele estará tirando um de nossos atributos, “a escolha”, o tal chamado “livre arbítrio”. Ele deixou o caminho para restaurarmos esse relacionamento através da cruz e sacrifício perfeito de Cristo.

Tenho responsabilidade? 

Sim, pois como fomos criados a imagem e semelhança de Deus temos sim responsabilidade, pois somos racionais, inteligentes e fazemos escolhas, essas escolhas direcionam nossas vidas e da mesma forma direcionará nossa eternidade. Você é responsável por criar ou manter um relacionamento com Deus, Ele como um Pai que ama seu filho está sempre disposto (Ap. 3:20).

Quem está certo?

Como saber quem está certo? Existem muitas crenças, seitas e religiões, como saberemos quem é o Deus verdadeiro? Acreditamos na Bíblia, veja alguns motivos:Jesus foi o único homem da face da terra a ressuscitar provando de fato sua divindade diferente de todos os outros “deuses” ou mentores que morreram e nunca mais voltaram de forma corpórea comprovada. Falar e inventar é fácil! Historicamente e arqueologicamente não existe nenhuma objeção a essa verdade, mais de 500 pessoas viram e ouviram Jesus ressurreto (1Cor 15:3-6) durante 40 dias (At 1:3), os livros e testemunhas da época comprovam isso, os textos eram a única forma de se manter o registro e são muitos, se o mataram você não acha que desmentiriam os apóstolos? E que vantagem os apóstolos levaram em criar esse “mito”? Todos morreram tragicamente. Ou um pequeno grupo de pescadores conseguiria vencer soldados romanos fortes e treinados e roubar o corpo? É tudo muito claro, as pessoas não querem acreditar com medo de ter que assumir suas falhas e sua necessidade de perdão e de regeneração de vida com Deus.

Motivos para acreditar

A Bíblia é única. Não existe livro no mundo como ela. Ela cobre um período de 1.600 anos (de 1500 a.C. até 100 d.C.) e foi escrita por 40 homens diferentes de todas as condições de vida. Alguns eram reis, sacerdotes e profetas; outros eram simples pescadores e agricultores. Alguns possuíam alto grau de educação formal, como Moisés e o apóstolo Paulo; outros não tinham nenhuma educação formal. Mais de 3.000 vezes esses homens afirmaram que o que escreviam vinha diretamente de Deus. Tão completamente impossíveis quanto possam parecer estes fatos, os registros e a história falam por si mesmos. Por essas e muitas outras que acreditamos na Bíblia.

E a ciência?

A ciência é ótima! E se os cientistas tivessem a Bíblia como aliada com certeza teríamos muito mais avanços. Veja algumas evidências: 

Órbita Terrestre. “O norte estende sobre o vazio. E suspende a terra sobre o nada”. (Jó 26:7). Durante muitos séculos esta ideia parecia absurda para os maiores sábios da história.
Magma Ígneo.  “Da terra procede o pão, mas por baixo é revolvida como por fogo”. (Jó 28:5).
Ciclo Evaporativo. “Porque faz miúdas as gotas das águas que, do seu vapor, derramam a chuva, a qual as nuvens destilam e gotejam sobre o homem abundantemente” (Jó 36:27, 28). “Todos os rios vão para o mar, e contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr”. (Ec 1:7).
Constelações. “Ou poderás tu ajuntar as delícias do Sete-estrelo ou soltar os cordéis do Órion? Ou produzir as constelações a seu tempo, e guiar a Ursa com seus filhos? Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes estabelecer o domínio deles sobre a terra?” (Jó 38:31-33).
Impressões Digitais. “Ele sela as mãos de todo o homem, para que conheçam todos os homens a sua obra”. (Jó 37:7).
Forma arredondada da terra. O livro de Isaías diz que a terra é redonda. Isaías já sabia disso 2.500 anos antes de Colombo dar a volta ao mundo e comprovar de uma vez por todas que a terra era mesmo redonda. Antes disso, Galileu afirmou essa verdade e quase que a igreja católica o matou. O texto que fala disso está escrito em (Is 40:22): "ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar”. Como Isaías sabia disto 2.500 anos antes de os cientistas comprovarem a redondeza da terra? Só pra se ter uma ideia, os gregos, tidos como um dos mais sábios povos da Antiguidade, pensavam que a terra era sustentada nas costas de um homem-deus, Atlas. Os hindus pensavam que a terra fosse sustentada por 3 elefantes gigantes. Os babilônios pensavam que a terra fosse um grande ovo com asas. Por essas e muitas outras que acreditamos na Bíblia.

Profecias sobre Israel

Algumas profecias que já se cumpriram em Israel
Abraão e Sara teriam um filho chamado Isaque (Gn 15.4-6; Gn 17.17-19; Gn 18.9-15). Cumprida literalmente (Gn 21.1-5; Hb 11.17-19).Jacó e Esaú: o mais velho serviria ao mais novo (Gn 25.23). Cumprida literalmente (vv.30-34; Gn 27.1-46). Escravidão no Egito, seguida de libertação e grande recompensa (Gn 15.13-14; Gn 46.1-4). Cumprida literalmente (Êx 5.1-14.31). A Tribo de Judá governaria (Gn 49.10). Cumprida literalmente através do rei Davi (1Sm 16.1-13). Remoção da terra por causa de pecado (Dt 28.15-68). Cumprida literalmente: cativeiro na Assíria, 722 a.C.; cativeiro na Babilônia, 586 a.C. Problemas de Davi devido ao pecado com Bate-Seba (2Sm 11.1-12.11). Cumprida literalmente: Amnom estupra Tamar (2Sm 13.1-39); Absalão mata Amnom (vv.28-30); Absalão se rebela e morre (2Sm 14.1-18.33). O reino seria dividido devido ao pecado de Salomão (1Rs 11.29-40). Cumprida literalmente (1Rs 12.16-24). 

Profecias sobre outras nações

Algumas profecias que já se cumpriram em outras nações Síria (Damasco):  Destruição por meio do fogo (Am 1.3-5). Cumprida literalmente: a Assíria arrasa Damasco em 732 a.C. (2Rs 16.7-9).Filístia (terra dos filisteus):  Punição por vender o povo judeu à escravidão (Am 1.6-8). Cumprida literalmente: a Babilônia destrói as cidades dos filisteus (2Cr 26.6). Tiro (Fenícia):  Punição por quebrar os votos e entregar o povo judeu a Edom (Am 1.9-10). Cumprida literalmente: Alexandre, o Grande, derrota a fortaleza da ilha em 322 a.C. Edom:  Punição por causa da crueldade e do ódio ao povo judeu (Jr 49.15-20; Ez 25.12; Am 1.11-12; Ob 10). Cumprida literalmente: Roma conquista os nabateus no ano 106 a.C.; no século IV, Petra fica desabitada.

Salvação 

Uma vez comprovada a veracidade bíblica é extremamente necessário entendermos sua principal mensagem, a salvação humana ou reaproximação do homem (caído) com seu Deus.Salvação segundo a Bíblia é a reaproximação da criatura com o Criador, popularmente falando a eternidade com Deus no céu, onde não há mais dor, choro, tristeza, etc. (Ap 21:4)Não teremos outras oportunidades nem outras vidas (Hb 9:27), tem que ser agora! Boas obras são consequências de um ser regenerado. Ele amou o mundo (homens, mulheres e crianças) criados por Ele de tal maneira que entregou seu Filho amado em sacrifício perfeito. (Jo 3:16)PARA QUEM? Para todo aquele que quiser, é uma escolha pessoal e intransferível, ninguém pode tomar essa decisão por outra pessoa. Deus ama a todos e não faz acepção de pessoas (Rm 2:11, At 10:24). Não é para pessoas “boas”, é para pessoas. Não é por obras (boas ações), é pela fé (Ef 2:7). 

Porque é necessário? 

Deus é justo, e o salário do pecado é a morte (Rm 6:23), sendo assim não temos condições de nos salvarmos (Rm 3:23). Dependemos que alguém pague nossa dívida, pois não conseguiremos sozinhos, aí entra o sacrifício de Cristo. Através da Nação de Israel Deus mostrou ao homem que os sacrifícios feitos no tempo da lei eram necessários para Deus se relacionar com eles, mas não o suficiente para salvação pois os animais oferecidos não eram o valor necessário, era como se você pagasse o mínimo do cartão de crédito, você pode continuar usando mas sua dívida continua. Só o pagamento completo e integral da fatura resolve o problema e o sacrifício de Cristo foi esse pagamento, fomos comprados por sangue (Pe 1:18,19). Precisamos reconhecer nossas falhas, parar de justificarmos e aceitar esse pagamento, quitar com Deus nossos débitos, restaurando assim nossa relação com Ele.

Como faço para também ser salvo? 

Reconhecer a necessidade de Cristo, por livre escolha aceitá-lo como seu Senhor, alguém que te ama e que pagou o preço para ter você de volta, amá-lo e amar o próximo como a si mesmo. (Mc 12:31,31).

E se eu não quiser?

Como na nossa vida toda escolha tem uma consequência, nesse caso o inferno não é uma simples escolha mal feita ou uma punição por ter sido “mal” mas a consequência por rejeitar a Deus.
Não aceitar a Cristo, tornar todo o amor e o sacrifício do Seu Filho como nada, é desprezar o amor e cuidado de Deus por você. (Hb 10:26-31). Deus não obrigará ninguém a ficar com Ele, mas a ausência dele é o pior inferno que alguém pode ter, tudo que temos de bom hoje foi Ele quem fez e nos deu. Não queremos te assustar ou forçar a pensar como nós pelo medo, mas o nosso papel é de informar (Mc 16:15) e temos que fazer mais o completo possível. Não poderíamos deixar de falar dessa parte tão terrível e real, muitos dizem não existir mas quando chegar a hora eles não poderão ajudar.“E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer. Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei. (Lc 12:4-5) ”O inferno não é a vontade de Deus para ninguém (Mt 18:14).

Aceite esse presente!

Aceite esse presente, ainda há tempo! Deus realmente te ama, isso é muito mais que uma frase. Não pense que porque acontecem coisas ruins com pessoas boas ou coisas boas com pessoas ruins que Deus não existe, isso acontece por que a humanidade está afastada de Deus e essas são as consequências da desobediência: morte, dor, tristeza, mas terá um fim. Seja na volta de Jesus ou na sua morte.Não é questão de querer converter ninguém, queremos fazer você pensar!Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida. (Jo 14:6)Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, mas só se O conhece desse modo, e pela fé, se nossa existência for consciente da Graça, e acontecer no caminho (indo...), na verdade (sendo...) e na vida (existindo...). Ou seja: a gente só conhece o Caminho no caminho, só conhece a Verdade em verdade, e só conhece a Vida se tiver coragem de ser e existir pela fé. Não é questão de dinheiro, felicidade humana material, é algo diferente, indescritível! É muito bom sabermos que Ele não nos abandonou, como muitos dizem, dê uma chance para vocês (você e Deus). Ele está te esperando! (Ap. 3:20) Você pode não acreditar ou concordar com as informações desse texto, mas uma coisa você não pode negar, todos morreremos e você também morrerá! Ainda há tempo ! Pouco, mas há.

Fonte: ES
Manual prático de teologia 
Manual de defesa da fé - Apologética 
www.caiofabio.net 
http://www.chamada.com.br/mensagens/profecias_num_relance.html
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_30768/artigo_sobre_a_b%C3%8Dbl /