Logotipo da empresa

Ainda há tempo, pouco mas há!

Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Amós 4:12


EUA e Alemanha enviam blindados de combate pela primeira vez à Ucrânia, incluindo o veículo Bradley


Os Estados Unidos e a Alemanha disseram que enviarão veículos de combate para a Ucrânia e um segundo sistema de mísseis de defesa aérea Patriot. É a primeira vez que esse tipo de carro de combate blindado de fabricação ocidental será enviado a Kiev, o que representa um reforço significativo no poder de fogo do governo de Volodymyr Zelensky, que busca retomar territórios ocupados pela Rússia.

O anúncio, feito em nota conjunta na quinta-feira, após um telefonema entre o presidente dos EUA, Joe Biden, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, é uma concessão a Kiev, depois que Washington recusou diversas vezes a ideia de enviar blindados de combate, dizendo que armas mais pesadas seriam muito difíceis para a Ucrânia operar e manter. Representa também uma escalada significativa do apoio militar ocidental à Ucrânia. Na quinta-feira, a França disse que enviaria seus blindados de reconhecimento AMX-10 RC para as forças de Kiev.

Em vez de enviar o que os militares americanos chamam de “principais tanques de combate", como o M1 Abrams, equipado com um canhão de 120 milímetros projetado para destruir outros tanques, Washington disse que enviaria o M2 Bradley, um veículo de combate de infantaria, usado principalmente para reconhecimento de terreno, que segundo os EUA oferecerá aos soldados ucranianos maior proteção. A Alemanha, por sua vez, enviará 40 de seus blindados conhecidos como Marder.

Frequentemente confundido com um tanque, a missão do Bradley é levar as tropas para a batalha e permitir que elas se defendam com um canhão de 25 milímetros montado em uma torre giratória no topo do casco do veículo. Uma metralhadora de 7,62 milímetros também costuma ser montada na torre, junto com lançadores para o míssil BGM-71 TOW, fornecidos pelos EUA à Ucrânia em agosto.

— Um Bradley é um veículo blindado com poder de fogo capaz de enviar tropas para o combate — disse o general de brigada Patrick Ryder, porta-voz do Pentágono, em uma entrevista coletiva.

Como o Abrams, o Bradley anda sobre esteiras em vez de rodas, o que permite travessias em terrenos acidentados intransitáveis para caminhões. E os cascos de ambos os veículos são envoltos em sofisticados blocos de blindagem destinados a oferecer um grau de proteção contra ataques diretos de tiros e mísseis inimigos. De acordo com o Exército americano, o Guerra na Ucrânia: os tanques russos que viraram atração turística na Polônia

A decisão de Berlim de fornecer o veículo de combate de infantaria Marder também mostra uma mudança de posição do governo alemão, que resistiu por meses a pedidos para enviar tanques ou veículos de combate, embora tenha fornecido veículos blindados de transporte de pessoal e seu canhão de defesa antiaérea móvel, o Gepard, bem como o sistema de mísseis de defesa aérea IRIS-T.

Zelensky publicou uma mensagem em alemão no Twitter agradecendo ao chanceler pela ajuda, especialmente pelo segundo sistema Patriot. “Juntamente com o sistema IRIS-T fornecido anteriormente e os tanques Gepard, a Alemanha deu uma importante contribuição para interceptar todos os mísseis russos”, afirmou.

O embaixador da Rússia nos EUA, Anatoly Antonov, disse que o anúncio de Biden mostra que Washington "não deseja" um acordo político na Ucrânia. Foi "uma confirmação de que nossos interlocutores nos EUA nem sequer tentaram ouvir nossos numerosos apelos para levar em conta as possíveis consequências de um curso tão perigoso tomado por Washington", informou a agência de notícias russa Tass. (Com New York Times e Bloomberg)


Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/noticia/2023/01/eua-e-alemanha-enviam-blindados-pela-primeira-vez-a-ucrania-incluindo-o-veiculo-bradley.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo
Publicado em: 06/01/2023 20:08h