Logotipo da empresa

Ainda há tempo, pouco mas há!

Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Amós 4:12


Sergei Lavrov acredita em risco real para uma Terceira Guerra Mundial


ministro das Relações Exteriores da RússiaSergei Lavrov, afirmou nesta terça-feira (26), em entrevista TV estatal russa que os “riscos são reais” para uma Terceira Guerra Mundial.

“Realmente, os riscos são consideráveis e eu não gostaria de elevar artificialmente esses riscos. Muitos gostariam disso. O perigo é sério, real, e não devemos subestimá-lo”, disse o diplomata.

De acordo com o Lavrov, o risco aumenta consideravelmente a medida que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) auxilia a Ucrânia com armas, e os países do Ocidente sancionam cada vez mais a Rússia.

O russo também acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de “fingir negociar”.

Entenda o conflito entre Rússia e Ucrânia

A tensão entre os dois países é antiga. No fim de 2013, protestos populares fizeram com que o então presidente ucraniano Víktor Yanukóvytch, apoiado por Moscou, renunciasse. Na época, os ucranianos debatiam uma possível adesão à União Europeia.

Em 2014, a Rússia invadiu a Ucrânia e anexou o território da Crimeia, incentivando separatistas pró-Rússia desde então. Em 2015, foram firmados os Acordos de Minsk que decretavam um cessar-fogo, entre outros pontos, e proibiam Moscou de apoiar os rebeldes e Kiev deveria reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias autônomas.

Apesar disso, o conflito continuou, o cessar-fogo não foi respeitado e cerca de 10 mil pessoas morreram desde então.

Em novembro de 2021, a Ucrânia se movimentou para fazer parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), a aliança militar criada após a Segunda Guerra Mundial. A Rússia se sentiu ameaçada e iniciou exercícios militares na fronteira com o país vizinho, exigindo que a nação nunca se torne um membro.

A tensão se estendeu e se agravou após o presidente russo reconhecer Donetsk e Luhansk como províncias independentes, causando sanções por parte do Ocidente e a invasão de 24 de fevereiro.


Fonte: https://www.msn.com/pt-br/noticias/mundo/sergei-lavrov-acredita-em-risco-real-para-uma-terceira-guerra-mundial/ar-AAWC4UE?li=AAggXC1
Publicado em: 26/04/2022 15:20h