Logotipo da empresa

Ainda há tempo, pouco mas há!

Portanto, assim te farei, ó Israel! E porque isso te farei, prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Amós 4:12


Irã diz que explosão em petroleiro do país foi ataque terrorista


DUBAI — Uma explosão que incendiou um petroleiro iraniano a cerca de 100 quilômetros da cidade portuária saudita de Jedá, nesta sexta-feira, foi um "ataque terrorista", segundo a  Isna, agência estatal do Irã. De acordo com a Isna,  mísseis atingiram os dois principais tanques da embarcação, causando o derramamento de petróleo no mar e aumentando as tensões em uma região já amplamente volátil.

Segundo a Companhia Nacional de Petróleo do Irã, estatal dona da embarcação, duas explosões foram registradas às 5h e às 5h20, horário local (23h e 23h20 da noite de quinta-feira no horário de Brasília). Os tripulantes não foram atingidos e o navio está em bom estado, apesar de apresentar danos em seu casco. Há relatos contraditórios sobre se o vazamento de óleo foi contido.

A mídia iraniana publicou fotos que mostram uma grande nuvem de fumaça saindo do petroleiro. O navio-tanque estava a caminho da Síria, via Canal de Suez e Mediterrâneo, com uma carga de cerca de um milhão de barris de petróleo. A notícia dos ataques fez o preço do petróleo subir, com o barril do tipo Brent, referência internacional, registrando alta de 2%.

Abbas Mousavi, porta-voz do governo iraniano, condenou uma afirmação da agência estatal Irna de que a embarcação teria sido um alvo pré-estabelecido, mas não deu maiores detalhes. A televisão iraniana identificou o navio como Sabiti, mas o site de controle de tráfego marítimo Marine Traffic mostra que o petroleiro não transmite sua localização desde os meados de agosto.

Os relatos de explosão deverão aumentar as tensões na região, onde a rivalidade entre Irã e Arábia Saudita e seus aliados tem se concretizado de maneiras diversas. Entre junho e julho, navios foram apreendidos por ambos os lados. Em setembro, duas das principais instalações de refino de petróleo sauditas sofreram ataques de drones que cortaram pela metade a produção do reino e fizeram o preço do petróleo disparar .

Os ataques foram reivindicados pelos rebeldes houthis, que são apoiados pelo regime iraniano e no final de 2014 derrubaram um governo pró-saudita no Iêmen, mas Riad e os EUA o colocaram na conta de Teerã . A República Islâmica, por sua vez, nega qualquer envolvimento .

Aumento das tensões

A localização do episódio desta sexta, no Mar Vermelho, fica no lado oposto da Arábia Saudita ao Golfo Pérsico, onde os episódios militares mais recentes vêm acontecendo. Horas após aos ataques, nenhum país ou organização assumiu responsabilidade. A Dryad Global, firma de segurança marítima, disse que o local sugere envolvimento saudita, mas que o reino não teria ganhos suficientes com as explosões.

 

 


Fonte: https://oglobo.globo.com/mundo/ira-diz-que-explosao-em-petroleiro-do-pais-foi-ataque-terrorista-1-24010531
Publicado em: 14/10/2019 13:34h